O PENSAMENTO METAFÍSICO SE DESDOBRANDO
NA IDADE MÉDIA. SANTO AGOSTINHO RETOMANDO PLATÃO
SANTO AGOSTINHO
354-430
Santo
Agostinho nasceu e cresceu no norte da África. Filósofo, Teólogo e Bispo da
Igreja Católica, serviu-se da filosofia platônica para apoiar a teologia e a
moral cristãs.
Santo
Agostinho faz a releitura da Filosofia de Platão incorporando seus elementos
idealistas à luz das categorias do pensamento cristão. Neste sentido introduz a
ação criadora de Deus, que cria deliberadamente as almas humanas e o mundo das
ideias, na verdade é o mundo da consciência divina.
Para
Santo Agostinho o nosso conhecimento não se dá por reminiscência, já que não
convivíamos com o mundo das ideias, mas se dá por iluminação. Através da
iluminação da consciência divina que a consciência humana é capaz de chegar ao
conhecimento das ideias.
Santo Tomás de Aquino
1225-1274
Santo
Tomás de Aquino frade dominicano e teólogo italiano, buscou em elaborar uma
síntese de Aristotelismo e Cristianismo. Sua obra munumental tornou-se a
própria referência filosófica da teologia católica
Por
sua vez, Santo Tomás de Aquino já no século XIII vai fazer uma leitura cristã
da filosofia de Aristóteles introduzindo fundamentalmente o elemento da criação
divina. Ou seja, as essências não existem de toda a eternidade, mas foram
criadas por Deus por ato deliberado sua vontade e onipotente.
Unindo
pensamento platônico, pensamento aristotélico com os princípios teológico do
cristianismo, forma-se uma grande pedagogia, a chamada escolástica que é a
grande responsável pela nascente cultura escolar que ocorre na Europa Antiga e
Medieval.
Escolástica
é uma linha filosófica constituída na Idade Média. Seu conteúdo é formado pela
síntese das doutrinas de Platão e Aristóteles com as doutrinas cristãs. Foi uma
tentativa de harmonização de duas esferas a fé e a razão. Santo Tomás de Aquino
foi o maior representante da Escolástica
Trata-se
de uma pedagogia fundamentalmente essencialista que reproduz essa proposta
grega particularmente a proposta aristotélica no sentido de que educar é levar
a criança do estado de potência para o estado de ato representado pela idade
adulta.
Durante
toda a Idade média o pensamento filosófico e o pensamento pedagógico estarão
profundamente marcados por essas premissas da filosofia grega. Nós estamos
diante novamente de uma filosofia essencialista, ou seja, particularmente no
caso do homem o que importa é agir de acordo com a essência humana, com a natureza
humana que é justamente conhecida através do processo de abstração, do processo
de conhecimento.
Uma
vez conhecida essa natureza humana podemos deduzir com razoável tranquilidade
quais são as diretrizes para nossa ação ética no plano individual e para nossa
ação política no plano coletivo
A filosofia
de perfil metafísico tal como acabamos de descrever baseada nesta concepção das
essências foi predominante no período medieval da cultura do ocidente.
Hoje
essa perspectiva filosoficamente foi bastante criticada e é mesmo superada. No
entanto não se pode perder de vista que ela teve importância muito grande na
constituição da tradição cultural do ocidente. Haja vista por exemplo, a
importância da participação da pedagogia dos jesuítas, por exemplo, da formação
da cultura brasileira.
Certamente
hoje nós não pensamos mais em termos de essências. Hoje nós temos uma ideia
bastante diferente mas a tarefa da filosofia, a missão da filosofia, o papel da
filosofia, continua sendo o mesmo que é diante deste espanto que nós temos
frente a própria existência, de procurar o seu significado.
Se
é verdade que não mais explicamos as coisas e o homem pela perspectiva da
filosofia grega continuamos enfrentando ainda hoje os mesmos problemas
enfrentados por esses primeiros filósofos. Continuamos buscando respostas para
eles até hoje. Por exemplo: somos mesmos capazes de conhecer a verdade? Como
organizar a cidade, a polis, para que possamos viver de forma digna? Quais são
os nossos principais problemas? Qual é o sentido da vida?
As
respostas filosóficas formuladas pelos homens ao longo da história mudam muito
mas as questões que as fizeram brotar, permanecem.
Igualmente
a educação continua com o mesmo desafio, que é de levar o homem a partir dessa
sua experiência, partir de sua experiência histórica a encontrar os caminhos
mais adequados da sua existência de forma que possa ter uma existência melhor,
se realizando, se tornando mais feliz.
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