A FILOSOFIA EM NOSSA VIDA
O que é FILOSOFIA?
•Filosofia
(do grego Φιλοσοφία: philos - amigo + sophia - sabedoria) modernamente é uma
disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, argumentação,
análise, discussão, formação e reflexão das ideias sobre o mundo, o homem e o
todo.
A filosofia no ensino médio:
•Primeira
escola de ensino médio da Companhia de Jesus em Salvador, Bahia, em 1553;
•No
final do século XIX, é retirada dos currículos, pelos positivistas;
•Volta
em 1901 como a disciplina “Lógica” no último ano do secundário;
•De
novo retirada em 1911;
•Regressa
como matéria optativa em 1915;
•E
como obrigatória em 1925, com um caráter marcadamente enciclopedista;
•As
reformas educacionais de 1932 e 1942 mantém a filosofia como as disciplinas
“Lógica” e “História da Filosofia”;
•Com
a instauração da ditadura militar, é novamente excluída oficialmente dos
currículos de ensino médio através da Lei 5.692 de 1971, sendo substituída pela
matéria “Educação moral e cívica”, visando garantir a transmissão da Doutrina
da Segurança Nacional e atenuar o impacto “contra revolucionário”, “crítico” e
“comunista” do ensino da filosofia;
•A
filosofia volta a ser optativa com uma nova reforma em 1982;
•O
CNE (Conselho Nacional de Educação) decidiu em 07/07/2006, por unanimidade, que
as escolas de ensino médio devem oferecer as disciplinas de filosofia e
sociologia aos alunos. A medida torna obrigatória a inclusão das duas matérias
no currículo do ensino médio em todo o país, ampliando o que já era praticado
em 17 Estados.
Filosofia para crianças
No
Brasil, o Programa de Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman, iniciou em 1985,
com a criação do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças
Filosofia nos PCNs
•Os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Fundamental, publicados em
1998, prevêem a adoção de temas transversais neste nível de ensino, notadamente
nas áreas de ética e cidadania.
–Também
os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), de 1999, preveem
que conteúdos de filosofia devem ser trabalhados na forma de temas
transversais, embora, nestes, a filosofia apareça como uma disciplina da área
comum das "Ciências Humanas e Suas Tecnologias".
Filosofia e interdisciplinaridade
Fazenda
defende que há que se considerar os primeiros passos para a
interdisciplinaridade, segundo Fazenda
são o diálogo – troca, encontro com o outro – entre escola, professores, alunos, pais e comunidade.
Filosofia na LDB
•Na
LDB de 1996, o art. 36 determina que, ao final do ensino médio, todo estudante
deverá dominar os conhecimentos de filosofia e de sociologia necessários ao
exercício da cidadania.
Associações,
instituições e grupos em torno do ensino de filosofia no Brasil:
•APROFAT
(Associação de Professores de Filosofia do Alto Tietê);
•APROFILOS
(Associação de Professores de Filosofia do Distrito Federal e Entorno);
•CBFC
(Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças);
•CEFA
(Centro de Estudos em Filosofia Americana);
•Portal
Brasileiro de Filosofia e Filosofia da Educação (www.filosofia.pro.br) ;
•Centro
de Filosofia - Educação para o Pensar;
•Filosofia
na Escola (UnB);
•Fórum
Sul dos Cursos de Filosofia;
•SEAF
(Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficos), entre outros.
Técnicas de procedimentos mais
usados nas aulas de Filosofia:
•Aulas
expositivas; Discussão a partir de crônicas, matérias de jornal ou revistas;
•Estudo
de textos; Júri Simulado; Seminários;
Trabalhos com músicas e vídeos;
•Trabalhos
de grupo.
Quem leciona Filosofia?
Professores
formados em: História, Ciências Sociais, Teologia, e Pedagogia.
Filosofia nas histórias infantis
Para
que as crianças aprendam a distinguir o bem do mal, o pediatra Mário Cordeiro
defende que o «lobo» tem de continuar a ser «mau» nos contos de fadas e «o pau
deve ser atirado ao gato» nas canções infantis.
Na
história dos «três porquinhos», as casas de palha, madeira e tijolo significam
as várias etapas da vida do indivíduo, em que há uma evolução e estruturação
social e pessoal, exemplifica o pediatra. «A casa de tijolo transmite a noção
de que o trabalho e a segurança são necessários à brincadeira e ao lazer»,
sustenta.
Da
mesma forma, o lobo da história tem de morrer e não se deve contar uma versão
em que a fuga é a solução, até porque isso deixa a porta aberta para a
possibilidade de um regresso: «Isso sim é que provoca pesadelos às crianças»,
diz o pediatra.
•E
por mais cruel que pareça, também as várias histórias em que morre a mãe de uma
personagem devem ser contadas tal e qual, para preparar os filhos para uma vida
própria e autônoma.
•E
é também por isso que as mães, segundo Mário Cordeiro, são substituídas por
madrastas más, para deixar de haver um pólo de segurança.
•«Um
dia vais ter de fazer a tua própria vida», esta é a mensagem, explica o
pediatra.
FILOSOFIA PARA O DIA-A-DIA
EPICURO
E A FELICIDADE
A felicidade está nas coisas simples. Basta se
perguntar: o que é essencial na vida?
NIETZSCHE E O SOFRIMENTO
As
melhores conquistas da vida acontecem quando conseguimos superar uma
dificuldade.
SÓCRATES
E A AUTOCONFIANÇA
Procurar
a verdade em si mesmo e guiar-se pela justiça é o que leva à autoconfiança.
SÊNECA
E A RAIVA
Estar
preparado para as situações é a melhor maneira de combater a raiva e a
frustração.
SCHOPENHAUER
E O AMOR
O
amor é um poderoso impulso a permanecer vivo e a se reproduzir, dando
continuidade à nossa história.
MONTAIGNE
E A AUTOESTIMA
É
preciso superar a vergonha do corpo e da mente e o medo do julgamento alheio
para levantar a autoestima.
FILOSOFIA NA MÚSICA
Composição:
Chico Buarque
“Hoje você é quem manda Falou, tá falado Não
tem discussão, não.
A minha gente hoje anda Falando de lado e
olhando pro chão. Viu?
Você que inventou esse Estado Inventou de
inventar Toda escuridão
Você que inventou o pecado Esqueceu-se de
inventar o perdão.
(Coro) Apesar de você amanhã há de ser outro
dia.
Eu pergunto a você onde vai se esconder Da
enorme euforia?
Como
vai proibir Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando E a gente se amando sem
parar.
Quando chegar o momento Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido, Esse grito contido,
Esse samba no escuro.
Você que inventou a tristeza Ora tenha a
fineza de “desinventar”.
Você vai pagar, e é dobrado, Cada lágrima
rolada Nesse meu penar.
(Coro2) Apesar de você Amanhã há de ser outro
dia. Ainda pago pra ver
O jardim florescer Qual você não queria.
Você
vai se amargar Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença. E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
antes do que você pensa.
Apesar de você (Coro3)Apesar de você Amanhã há
de ser outro dia.
Você
vai ter que ver
A manhã renascer E esbanjar poesia.
Como vai se explicar Vendo o céu clarear, de
repente,
Impunemente? Como vai abafar Nosso coro a
cantar, Na sua frente.
Apesar de você (Coro4) Apesar de você
Amanhã
há de ser outro dia.
Você vai se dar mal, etc e tal, La, laiá, la
laiá, la laiáÂ…Â….”
Sergio
Granja comenta que: A letra inicia dizendo:
"Hoje
você é quem manda / Falou, tá falado / Não tem discussão". Por aí temos,
logo de cara, uma pista: trata-se de alguém muito poderoso e autoritário. O
verso poderia estar espelhando uma relação que envolvesse autoridade e
dependência: pai-filho, professor-aluno,
patrão-empregado; ou, até mesmo, uma
relação amorosa em que, num pólo, houvesse um caráter autocentrado,
voluntarioso, e, no outro, uma personalidade sensível, apaixonada.
•Em
seguida, aparecem os versos que soam como uma lamúria: "A minha gente hoje
anda / Falando de lado / E olhando pro
chão, viu". E ficamos sabendo que ocorre
uma situação opressiva envolvendo mais pessoas. Não se trata, pois, de uma
opressão individual, mas de toda uma coletividade oprimida, humilhada.
Poderíamos imaginar como espaço a família, a escola, a empresa ou o país.
•Surge,
então, a acusação: "Você que inventou esse estado/ E inventou de
inventar/ Toda a escuridão". Essa situação é nova. A responsabilidade é de
quem "inventou de inventar": "Você que inventou o pecado /
Esqueceu-se de inventar / O perdão".
E aí pode ser qualquer inventor: no limite, os inventores das bombas
atômicas que destruíram Hiroshima e Nagasaki, ou das super-bombas que a aviação
americana despejou sobre o Iraque e o Afeganistão, ou simplesmente quem
"inventou de inventar" bombardear o país dos outros, chame-se George
Bush (pai e filho) ou Osama Bin Laden.
•O
título ecoa no refrão: "Apesar de você / Amanhã há de ser / Outro
dia". Isso nos diz que há
esperança. Sublinhemos que o tempo é abstrato: "amanhã" tem o sentido
de futuramente; "outro dia", de uma situação diferente.
•O
tom se torna profético: "Eu pergunto a você / Onde vai se esconder / Da
enorme euforia". Denuncia a
censura: "Como vai proibir / Quando
o galo insistir / Em cantar". E
anuncia a boa nova: "Água nova
brotando / E a gente se amando / Sem parar".
•Daí
em diante, os versos vão se tornando mais e mais catárticos. Ameaçam:
"Quando chegar o momento / Esse meu sofrimento / Vou cobrar com juros,
juro". Prometem revanche: "Você vai pagar e é dobrado / Cada
lágrima rolada / Nesse meu penar". E concluem: "Você vai se dar mal / Etc. e tal".
•"Apesar
de você" é de 1970. Os direitos humanos eram violados; e as garantias
constitucionais, canceladas. Os cárceres estavam repletos de presos políticos.
•Nesse
contexto, a canção foi censurada. Mas circulava em fitas cassetes,
clandestinamente. Até que, liberada com a abertura política de Geisel, estourou
nas paradas de sucesso.
•Em
"Apesar de você", Chico provocara: "Inda pago pra ver / O jardim
florescer / Qual você não queria".
E, finalmente, realizar-se-ia a vingança premeditada: "Você vai se
amargar / Vendo o dia raiar / Sem lhe pedir licença / E eu vou morrer de rir /
Que esse dia há de vir / Antes do que você pensa".
•"Apesar
de você" é catártica, quer dizer, é uma letra que convoca, mobiliza e tem
a propriedade de botar para fora "Todo esse amor reprimido / Esse grito
contido / Esse samba no escuro".
Para finalizar: Devemos ser audaciosos, questionadores, atentos, insatisfeitos
com a realidade para então buscarmos respostas para as coisas da vida, já dizia
Sócrates.
Texto
indicado para acompanhamento da primeira aula de Filosofia.
FEV/
2009
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